Túmulo dos Vagalumes





É um filme em desenho mangá, porém com um drama para atingir o público adulto. “Túmulo dos Vaga-lumes” conta um tragédia, exaltando pontos da emoção humana em meio a muito sofrimento. O contexto da história se dá na segunda guerra mundial, retratando a busca por se manter vivo de uma família (irmãos Seita). Há uma história de amor com a personagem Setsuko.

A mãe desses irmãos acaba por falecer devido a um ataque americano e o pai é convocado a lutar na guerra. Com uma sofrível situação, os irmãos Seita mudam de local de morada, cujo local eles buscam com muita dificuldade alimentos e brincam com vaga-lumes (aí se dá o título).

Analistas dessas obram chamam esse filme de um poema em vídeo, devido à tamanha arte, emoção e sensibilidade de cada cena.

Se você procura um drama que te deixa pensativo, essa animação é ideal. Nos costumamos a ver o estilo de desenho mangá utilizado para desenhos infantis, porém esse filme não é nada para crianças. Ele realmente afeta o emocional de quem assiste e te leva a perguntar o porquê das guerras, traçando questionamentos sobre a maldade do homem.

A sangrenta Segunda Guerra Mundial devastou o Japão. Estima-se que cerca de 3 milhões de japoneses faleceram nos meados do século XX, devido aos combates. Até hoje o Japão faz cerimônias em memória de todos que morreram. O filme simplesmente retrata uma triste realidade da humanidade. Infelizmente a situação traçada em "Túmulo dos Vaga-lumes" não é uma imaginação, mas o verdadeiro retrato de povos que destroem famílias por interesses geopolíticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário